GeoPoesis e Retomada Grupo Totem no Território do Povo Xukuru


GeoPoesis e Retomada no Território do Povo Xukuru


GeoPoesis Grupo Totem. Foto Fred Nascimento


O Projeto GeoPoesis tem dois principais focos, a apresentação de ‘Retomada”,  nas aldeias dos povos indígenas que acolheram o Totem durante o projeto Rito Ancestral Corpo Contemporâneo, e a gravação de GeoPoesis, uma videoperformance construída a partir da ideia de integração do corpo com os quatro elementos, mergulhados na geografia das aldeias.

GeoPoesis Grupo Totem. Foto Fred Nascimento






































O Totem realizou a terceira e última etapa do Projeto GeoPoesis durante o feriado da Semana Santa nos dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril. Desta vez o grupo foi acolhido pelo povo Xukuru, na aldeia Santana.


Num primeiro momento foi realizado o mapeamento de algumas áreas dentro do território Xukuru, a fim de que fossem escolhidos os locais para as locações. Nas duas primeiras viagens já tinham sido realizadas as gravações das performances individuais, chegara a hora da gravação das performances coletivas, desenvolvidas nos laboratórios que antecederam as gravações.


GeoPoesis Grupo Totem. Foto Fred Nascimento


Por GeoPoesis abordar uma vastidão de assuntos, seu conteúdo também tornou-se vasto, o contato corpo em simbiose com a terra, com a paisagem, com os quatro elementos, com arquétipos que foram aparecendo no processo de criação, de certa maneira passou a dar mote ao trabalho.

GeoPoesis Grupo Totem. Foto Fred Nascimento


Retomada em Cimbres


No dia 31 de abril, a apresentação de Retomada em Cimbres foi algo de mágico para todos os envolvidos, não só para os componentes do Totem e participantes do projeto, mas também para os Xukuru que lá estavam. Cimbres tem uma importância ímpar na história do povo Xukuru da Serra do Ororubá. Lá se encontra a igreja de N Srª dos Montes, Tamain, para o povo Xukuru. Mais que isso, Cimbres foi palco e símbolo da colonização, por mais de duzentos anos, foi lá que o estado português e a Igreja davam suporte para a usurpação das terras indígenas, por parte de fidalgos portugueses, protegendo e incentivando os posseiros e ao mesmo tempo catequizando os indígenas, na tentativa de transformá-los em cordeiros e mão de obra barata.    

      
Retomada Grupo Totem - Cimbres. Foto Fernando Figueiroa



Retomada Grupo Totem - Cimbres. Foto Fred Nascimento

Retomada Grupo Totem - Cimbres. Foto Fred Nascimento








Nenhum comentário:

Postar um comentário