RITO ANCESTRAL CORPO CONTEMPORÂNEO - 1ª DEMONSTRAÇÃO DE TRABALHO

Grupo Totem - Pesquisa “Rito Ancestral Corpo Contemporâneo”


1ª Demonstração de Trabalho realizada na 16º.2  A Porta Aberta - Mostra de Artes Cênicas - EMAJPE




A partir das investigações realizadas nos primeiros meses da pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo o grupo Totem realizou no dia 30 de novembro de 2015 sua primeira demonstração de trabalho.

A ação aconteceu na Escola de Artes João Pernambuco, onde o público contemplado foram; alunos, professores, artistas e a comunidade do bairro da várzea – Recife. 
Quem esteve presente na demonstração presenciou o trabalho desenvolvido a partir do Ritual Pankararu ‘’O Menino do Rancho”, por nós vivenciado na Aldeia Agreste, situada em Tacaratu, sertão do Estado de Pernambuco.

O Processo se desenvolveu a partir dos Totens/ Encantados pessoais de cada integrante do grupo em consonância com a pesquisa vocal e corporal. Elementos como a terra, símbolos imagéticos e sons, presentes entre os índios, foram utilizados como material sagrado, bem como a projeção das vozes rituais e movimentos contemporâneos. 


O momento permitiu com que os presentes pudessem entrar em contato com os experimentos desenvolvidos e proporcionou o diálogo do Grupo Totem em torno dos seus processos de criação. Houve também a partilha sobre como acontecem os rituais e quais elementos observados pelo grupo deram o ponto de partida para a pesquisa física contemporânea. Podemos dizer que este momento de troca foi muito importante para o projeto em desenvolvimento, visto que através dele a pesquisa entrou em contato pela primeira vez com o grande público. Compartilhar vivências e debate-las se faz tão importante quanto estar em cena, reverbera o fazer artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário