SILÊNCIA (teatro performance ritual)



SILÊNCIA
(work in process)
TEATRO - PERFORMANCE - RITUAL

O Grupo Totem conclui primeira etapa da pesquisa A PERFORMANCE DO HUMANO: DA PEDRA AO CAOS

A pesquisa A Performance do Humano: da Pedra ao Caos – remete a dois espetáculos do Totem, o primeiro é Ita (PEDRA em Tupi-Guarani), o segundo é CAOSmopolita – visa dar continuidade à pesquisa de teatro performático desenvolvida pelo grupo.
Neste projeto, o Totem, de forma dialética, busca relacionar os rituais das sociedades arcaicas com os que ocorrem hoje na contemporaneidade. Silência se baseia em rituais de morte, sua construção se dá por work in process. Internamente o grupo vem desenvolvendo laboratórios psicofísicos, estudos teóricos que passam pelo teatro ritual de Antonin Artaud, estudos da performance, e de rituais com Arnold Van Gennep, Claude Lévi-Strauss e Joseph Campbell. A pesquisa abrange
Sob a coordenação de Fred Nascimento os performers envolvidos criaram performances rituais que trataram de suas próprias mortes. A criação dessas performances envolveu fluxos, insigths, circuitos, memórias, criação de envioronment, mitologias pessoais.
O processo de encenação performática de Silência se deu a partir do aproveitamento de ideias e ações trabalhadas nas performances rituais, que serão somadas, mixadas e roteirizadas. Acrescentado a isso a mixagem das outras mídias que compõem a performance, como a música executada ao vivo por CH Malves, Fred Lyra e Fred Nascimento, a cenografia assinada por Eduardo Souza, que utiliza imagens projetadas e um ‘totem’ que será instalado no meio do espaço cênico, funcionando como um catalizador de energias, um eixo gravitacional, em torno do qual a performance se desenvolverá.
A pesquisa A Performance do humano: da pedra ao caos, se estenderá por todo o ano de 2012 em mais três etapas, culminando com a apresentação de uma nova performance no final de cada etapa. O projeto tem o apoio do FUNCULTURA.

Silência – ficha técnica
Encenação – Fred Nascimento
Concepção – Totem
Performers – Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Ronaldo Pereira, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.
Cenografia – Eduardo Souza
Pesquisa visual – Inaê Veríssimo e Totem
Música – CH Malves, Fred Lyra e Fred Nascimento.
Preparação psicofísica dos performers – Carol Cosentino, Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Lau Veríssimo e Taína Veríssimo.
Fotografia: Claudia Rangel
Vídeo: Irma Brown
Assessoria de imprensa: Xavana Celesnah


Performance SILÊNCIA, do Totem
Quando? Sábado 31 de março de 2012
Onde? Torre Malakoff – Praça do Arsenal – Recife Antigo
Horário: 20:00
Entrada Franca

Um comentário:

  1. Acompanho o trabalho do grupo através das fotos de Gabi. Foi a primeira vez que assisti uma performance do Totem e gostei muito do ritual, ficou até um pedaço de cabelo meu por aí. Não vou perder as outras! Parabéns!

    ResponderExcluir