A Performance do Humano: da pedra ao caos




A Performance do Humano: da pedra ao caos - exibição de filme seguida de debate

O Grupo Totem teve seu projeto de pesquisa cultural em teatro “A Performance do Humano: da pedra ao caos” aprovado no FUNCULTURA. Durante todo o ano de 2012 o Totem estará pesquisando sobre os ritos que vivenciamos na atualidade, de forma dialética com os ritos mais arcaicos. O ritual já é parte dos trabalhos do grupo, a aprovação da pesquisa irá proporcionar um aprofundamento neste universo. Na sua pesquisa, iniciada na década de 80, o Totem concentra-se na construção de uma poética que abdica da função de ilustrar textos dramáticos.
 Durante todo o ano de 2012, a cada etapa de três meses, definida por tema, o grupo realizará uma exibição de filme seguida de debate, uma mesa temática e uma performance. Os filmes e debates ocorrerão no Teatro Arraial, e as performances na Torre Malakoff. Todos os eventos serão abertos ao público.
         A pesquisa já está em andamento desde o início do mês de janeiro, com estudos teóricos sobre Antonin Artaud e sua poética do Teatro da Crueldade, que convocava os atores e os espectadores a entrar em um tempo/espaço sagrado e ritualístico. Estudos sobre a performance e laboratórios corporais baseados em Rudolf Laban e na Pedagogia da Performance. Como fonte de pesquisa, além dos estudos teóricos, o grupo também realizará entrevistas de campo, exibição de filmes seguidos de debates e realizará debates temáticos com especialistas das ciências sociais, da psicologia, das artes, etc. Entre eles estão Alexandre Figueiroa (UNICAP), Fred Nascimento (Totem e UFRN) Paulo Marcondes (UFPE), Naira Ciotti (UFRN), Liana Gesteira (Recordança), entre outros.
Nessa primeira etapa o foco são os ritos de morte, o filme escolhido para o tema foi "A Partida" de Yojiro Takita, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009. Após a exibição teremos um debate em cima do que o filme apresenta com o Dr. em cinema Alexandre Figueiroa, que também é o curador da mostra de filmes da pesquisa, com mediação de Carolina Cosentino.

Exibição do filme “A Partida” de Yojiro Takita, , seguida de debate com o Dr. em cinema Alexandre Figueiroa, nesta terça- ferira 31 de janeiro às 19:00 no Teatro Arraial - Rua da Aurora, 457 - Boa Vista -  Recife. Entrada franca.
Informações:grupototem@hotmail.com; 87324678; 86393787

Nenhum comentário:

Postar um comentário