Renascentia Escarlate - performance ritual do Totem na Virada Multicultural do Recife


Renascentia Escarlate - performance ritual do Totem na Virada Multicultural do Recife

Renascentia Escarlate é uma performance ritual, no sentido de estabelecer ligações com forças mágicas. Uma performance que assume o risco físico. Um momento de reordenamento das forças psicofísicas do corpo via expressão, via gesto. O corpo como energia pura. Um trabalho que exemplifica uma forma de pensamento. Um ‘lugar’ onde as fronteiras se redesenham. Uma performance autobiográfica, de profunda  autopoiésis.
Partindo dos princípios da performance, o atriz-performer tem a possibilidade de trabalhar sob seu ponto de vista ou de seus interesses, suas habilidades, sua memória, sua subjetividade, sua ideologia, sua visão de mundo, e principalmente colocando seu corpo enquanto sujeito e objeto da sua obra. Há uma se entrega por inteiro, corre riscos, e precisa ser cruel consigo mesma, no mais puro sentido artaudiano. Aproximar ao máximo a arte da vida.
A performance do Totem conta com solo de dança-teatro de Taína Veríssimo e a participação luxuosa da xamãe Lau Veríssimo. Renascentia Escarlate é um desdobramento da fênix, performance de Taína, que faz parte do Nicho-Portal do Imaginarium. A encenação performática é assinada por Fred Nascimento, que também assina a sonoridade com temas musicais de John Surmann e Dead Can Dance.

Renascentia Escarlate fez sua estreia no Spam da Artes na Galeria Mau Mau, foi performada nos jardins do Teatro Joaquim Cardoso e Instituto de Arte Contemporânea no Centro Cultural Benfica da UFPE. Foi performada na última terça-feira 04 de outubro, dentro da programação da V Semana de Cênicas no jardim interno do Centro de Artes e Comunicação – CAC da UFPE.

Ficha:
Renascentia Escarlateperformance ritual do Totem
Roteirização e criação: Lau Veríssimo e Taína Veríssimo
Atrizes/performers: Lau Veríssimo e Taína Veríssimo
Sonorização: Fred Nascimento a partir de músicas originais de: John Surmann e Dead Can Dance
Cenografia: Fred Nascimento e Lau Veríssimo
Maquiagem: Inaê Veríssimo
Preparação corporal: Lau Veríssimo
Encenação: Fred Nascimento
Duração: entre 22 e 25 minutos (aproximadamente)

Contatos:
88679316 (Lau Veríssimo)
86393787 (Fred Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário