Poesia para a Estratosfera

Performance de Daniel Santiago e Grupo Totem
Homenagem ao Poeta Carlos Pena Filho

Fotos: Claudia Rangel































Ato, intervenção, performance, não importa o nome, a partir da idéia original de Daniel Santiago (que não pôde estar presente por motivos particulares), o Totem realizou no último sábado 17 de julho a performance Poesia para a Estratosfera, um momento poético dentro do 20º Festival de Inverno de Garanhuns. No meio da Praça Guadalajara instaurou-se um imaginário “Bar Savoy”, cadeiras em circulo, e sobre as cadeiras ternos disponibilizados pelo grupo. As pessoas foram chegando de mancinho, vestindo os ternos e sentando. O chopp gelado na tarde fria começou a rolar, a descontração foi total.





























A partir da apropriação do poema Chopp de Carlos Pena Filho, foi criado um diálogo entre a palavra (o poema) e a performance, um trabalho de matriz híbrida entre o visual e o cênico. Aberto ao inesperado, o grupo se apropriou de uma torre da polícia militar e nela instalou as flâmulas TREZENTOS DESEJOS PRESOS e TRINTA MIL SONHOS FRUSTRADOS.











































Os balões com gás hélio ficaram no centro da roda, mesas ocupadas, lenços brancos com a poesia impressa. Em certo momento todos escreveram seus desejos e sonhos frustrados em pequenos pedaços de papel que foram amarrados aos balões. A interação foi total entre todos os participantes. Um momento especial foi quando os cordões foram cortados e os balões partiram para o espaço levando poesia e magia. Todos, indistintamente, acenaram se despedindo.
































O grupo Totem continua circulando livremente entre as linguagens artísticas, violando fronteiras e territórios, aproximando o passado e o presente, ligando arte e vida, tentando mostrar o imostrável, dizer o indizível.































O Totem é coordenado por Fred Nascimento e Lau Veríssimo que participaram da performance junto com Gabriela Cabral, Inaê Veríssimo, Aracelly Firmino, Renato Paraná, Tatiana Pedrosa, Taína Veríssimo, Cauê Nascimento, Priscila Maria, Patrícia Barreto, Uirá Veríssimo, Airton Cardin, Rafael Figueiroa, entre outros.

















2 comentários:

  1. Realmente, foi maravilhoso.
    Momento esse que ficará para sempre.
    As fotos estão demais.
    Xeros para todos.

    ResponderExcluir