Poesia Para a Estratosfera

Intervenção Urbana Performática de Daniel Santiago e Grupo Totem





















Intervenção Urbana Performática de Daniel Santiago e Grupo Totem

A intervenção artística performática "Poesia Para a Estratosfera" de Daniel Santiago e Grupo Totem, consiste em lançar para a estratosfera um balão de gás hélio com a carga poética, isto é, duas flâmulas com as frases escritas: TREZENTOS DESEJOS PRESOS e TRINTA MIL SONHOS FRUSTRADOS. O balão antes de partir, ficará pairando sobre os “Trintas homens sentados” que estão tomando “Trinta copos de chopp”, no “Bar Savoy”, em Garanhuns

A performance é interativa, o Grupo Totem convidará o público a participar através de convites em forma de lenço para tomar um chopp e assistir à partida dos balões com Poesia Para a Estratosfera levando TREZENTOS DESEJOS PRESOS e TRINTA MIL SONHOS FRUSTRADOS. A partir da 14:00 horas os participantes sairão em cortejo da Casa Galpão em direção à Praça Guadalajara onde acontecerá a performance, o local terá uma faixa onde estará escrito “Bar Savoy”. Os presentes poderão participar escrevendo seus poemas/desejos e os poemas/sonhos frustrados e amarando-os aos balões que serão levados à estratosfera. A culminância se dará com as 16:00 quando as cordas dos balões serão cortadas e tudo vai para o espaço. Nesse momento, todos darão adeus aos poemas e aos balões, acenando com o lenço branco (o lenço\convite para a performance). A performance será gravada e transformada em uma vídeo-peformance.

A performance foi idealizada pelo artista plástico Daniel Santiago coordenada pelo Grupo Totem, e foi inspirada no poema Choop do poeta pernambucano Carlos Pena Filho que há 50 anos, completados no último 1º de julho, deixou o mundo literário e artístico devido ao seu falecimento precoce. Um ato artístico para o poeta Carlos Pena Filho. Um poeta de espírito boêmio, que gostava de gozar a vida, de mulheres, uma das vozes mais representativas da poesia brasileira. Ele já previa a transformação que Recife iria sofrer, e foi testemunha das mudanças pelas quais a cidade passou, que lhe trouxeram tanto benefícios quanto sacrifícios. Sua poesia está comprometida com sua cidade, o Recife. Em 1993 sua vida e obra foram brilhantemente documentadas no curta “Soneto do Desmantelo Blue”, de Cláudio Assis.

O Grupo Totem e Daniel Santiago já trabalham juntos há certo tempo, nos anos 90 realizaram a performance “Palmas na Rua da Palma”, depois vieram “Seis Cenários à Procura de um Personagem de Pirandello”, “Core-O-grafia-H” e agora “Poesia Para a Estratosfera”. O Totem tem como coordenadores Fred Nascimento e Lau Veríssimo, mais Gabriela Cabral, Inaê Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Carol Cosentino, Felipe Lucena e Taína Veríssimo, para essa ação contará também com os artistas Eduardo Souza, Eloíza Leal, Catarina Brandão, Renato Paraná, Ronaldo Pereira entre outros convidados e mais o público que também poderá participar do ato.

Chopp

Na avenida Guararapes,
o Recife vai marchando.
O bairro de Santo Antonio,
tanto se foi transformando
que, agora, às cinco da tarde,
mais se assemelha a um festim,
nas mesas do Bar Savoy,
o refrão tem sido assim:
São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados.

Ah, mas se a gente pudesse
fazer o que tem vontade:
espiar o banho de uma,
a outra amar pela metade
e daquela que é mais linda
quebrar a rija vaidade.
Mas como a gente não pode
fazer o que tem vontade,
o jeito é mudar a vida
num diabólico festim.
Por isso no Bar Savoy,
o refrão é sempre assim:
São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados

Carlos Pena Filho - (1929-1960)

Poesia para a Estratosfera – XX Festival de Inverno de Garanhuns – 2010.

Performance de Daniel Santiago e Grupo Totem em homenagem a Carlos Pena Filho.

Dia 17 de julho às 16:00 na Praça Guadalajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário