Rito Ancestral Corpo Contemporâneo - Grupo Totem - Povo Pankararu

Pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo
Residência com o Povo Pankararu - Aldeia Agreste - Tacaratu/PE
O nosso Totem Animal / Animal de Poder

Dando prosseguimento à pesquisa “Rito Ancestral Corpo Contemporâneo”, contemplada pelo Funcultura, o Grupo Totem realizou sua primeira experiência de campo, visitou o povo Pankararu, especificamente na Aldeia Agreste, localizada em Tacaratu, sertão de Pernambuco, no mês de Agosto/2015. O Totem voltou inundado pela experiência vivida no ritual “Menino do Rancho”, uma ‘festa’ que é também um rito de passagem no qual os mais jovens são introduzidos nos segredos dos Pankararu. 

A nossa pesquisa tem como foco o corpo e a voz de um rito ancestral num corpo contemporâneo, e, lá estávamos nós diante imersos no universo do rito, corpo e voz dos Encantados/Praiás, entidades sagradas que habitam na natureza, entendidas como ancestrais dos Pankararu, ou seja, passaram para o plano espiritual, porém sem passarem pela experiência da morte, da maneira que a concebemos, portanto estão vivos no plano terrestre, habitando nas matas,  na natureza e nas águas.





Constatamos que cada encantado tinha sua própria Cint
Cada Encantado/Praiá exibia em sua indumentária ritual aquilo que chamam de Cinta, um signo de tecido colorido, alguns estampados outros de tecidos lisos bordados com símbolos religiosos.a, com cores e símbolos diferentes. Ao perguntar para os Pankararu sobre o seu significado, eles nos responderam que a Cinta é um elemento de ligação do Praiá com um encantado, seu guia espiritual.


 Na sequência, demos prosseguimento ao trabalhos e pesquisas aliando a experiência vivenciada com o Povo Pankararu com a busca do nosso totem animal e da nossa ‘cinta sagrada’ a partir de vivências rituais para encontrar o totem animal dos membros do grupo. Totem significa marca da família, são objetos sagrados, vistos como talismã, objetos de veneração e de culto entre os grupos. “Totem significa o símbolo sagrado adotado como emblema por tribos ou clãs por considerarem como seus ancestrais e protetores. O totem costuma ser um poste ou coluna e pode ser representado por um animal, uma planta ou outro objeto”.


A Cinta/Totem será representada pelo animal de poder de cada participante, para isso foi necessário desenvolver a conexão com esses animais através das técnicas de relaxamento, respiração, interação com os sentidos, experiências corporais com os elementos da natureza (água, terra, ar e água) e pintura corporal.      

         
         Todos os integrantes passaram pela experiência de encontro com seu animal de poder, a cada encontro uma dupla foi vivenciando seu ritual, que era desenvolvido e conduzido pelos demais participantes do Grupo Totem. Ao som do tambor nos integramos aos nossos animais através de experimentações sensoriais, impulsos corporais, conexões espirituais e dança.



          “A dança é uma prática regular em diversos rituais xamânicos. Através da dança nós criamos um equilíbrio e harmonia entre aqueles que estão dançando. No nosso caso, trata-se da forma pela qual um grupo, através da dança entram em contato com seus animais, pois ela permite que o dançarino ou dançarinos transitem de um estado de consciência para o outro, propiciando a entrada no estado xamânico de consciência”.

Essa foi uma jornada muito importante para a pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo, ao descobrir nossos animais sagrados/cintas, entramos em contato com o nosso corpo ritual, com a  musicalidade e ritmo do toré, nos aproximaremos da ligação que temos com a natureza e com a cinta espiritual do povo Pankararu.

Animais Encontrados: Baleia, Águia, Abelha, Papagaio, Lagarto, Morcego e Falcão.


Fotos de Fernando Figueiroa

ÁRTESE, Léo. O Espírito Animal- São Paulo: Roca, 2001.






Nenhum comentário:

Postar um comentário