Grupo Totem realiza temporada de Nem Tente no Teatro Arraial

 Grupo Totem realiza temporada de Nem Tente no Teatro Arraial



Grupo Totem - Nem Tente - Lau Veríssimo
Nem Tente é uma performance criada a partir de poemas de Charles Bukowski, seus poemas são pré-textos para a criação da poiesis de Nem Tente. Uma teia de enunciações e sentidos que emergem dos inúmeros elementos que compõem a performance, especialmente o corpo e seus estados, gestos, movimentos e suas interações com esses elementos, a música ao vivo, as projeções, e outros mais. Essa tessitura de expressões propõe um constante ato de criação e diálogo entre si e com o público, que se torna coautor da energia gerada na ação.

Não existe uma fábula a ser contada, as cenas são “paisagens” cênicas que falam de temas universais, como as angústias humanas, o enfrentamento com as convenções e normas sociais, o embrutecimento do ser humano, a luta cega pelo poder. Nem Tente procura refletir sobre os pensamentos e atitudes do homem comum, manipulado pelo sistema político/econômico, as mazelas humanas, a crueldade da guerra, a hipocrisia social, a alienação. Nem Tente potencializa a frase "se vai tentar, vá até o fim, do contrário, nem comece", onde a violação do estado atual das coisas, alvos de críticas e reflexões do autor, emerge e reverbera por todos os corpos presentes.


Grupo Totem - Nem Tente - Gabi Cabral em Performance

O Totem, dirigido por Fred Nascimento e Lau Veríssimo, é um velho conhecido do circuito experimental-alternativo não só de Pernambuco, mas também de outros estados, o grupo começou a abrir sua trilha performática há 26 anos, e viola livremente as fronteiras das linguagens artísticas. O Totem investe numa pesquisa de linguagem, que tem a mistura e a colagem como princípios de construção, o que acaba causando rupturas em relação ao modus operandi teatral, suas proposições cênicas reflete uma recusa da autoridade patriarcal do texto, numa contundente crítica às hierarquias e centralizações.
 
Grupo Totem - Nem Tente - Juliana Nardin
A ausência da literatura tipicamente teatral em suas performances e espetáculos abre novas possibilidades e sutilizas de comunicação. Seus trabalhos não passam pelo lógico, e sim por uma comunicação transversal, de dilatação da perspectiva do que venha a ser um entendimento por parte do público. Em suas performances instauram-se encruzilhadas entre a poiesis e a mimeses, entre a arte e a vida, entre performers e plateia.

Com Nem Tente o Totem trás suas inquietações sobre questões subjetivas, assim como com os problemas políticos, levando o público a refletir sobre a realidade e a necessidade de sua transformação.

Grupo Totem - Nem Tente - Taína Veríssimo


Local: Teatro Arraial - Rua da Aurora, 457 - Recife
20,00 e 10,00 (meia)
20h
10 a 25 de outubro de 2014 - sextas e sábados
classificação indicativa 16 anos


Nem Tente – FICHA TÉCNICA

Adaptação/dramaturgia: Totem, a partir de fragmentos poéticos (pré-textos) de Charles Bukowski
Encenação e coordenação geral: Fred Nascimento
Preparação corporal: Lau Veríssimo
Música original: Cauê Nascimento, Fred Nascimento e José Everson
Atrizes-performers: Gabi Cabral, Juliana Nardin, Lau Veríssimo e Taína Veríssimo
Designer de figurino e maquiagem: Totem
Designer de luz: Inaê Veríssimo
Operador de luz: Rodrigo Oliveira
Tratamento de imagens: Eduardo Souza e Uirá Veríssimo
Exibição de imagens: Ronaldo Pereira e Inaê Veríssimo
Maquiagem e direção de palco: Tatiana Pedrosa
Fotografia: Fernando Figueiroa
Produção: Totem
Produção executiva: Taína Veríssimo






Nenhum comentário:

Postar um comentário