Exposição de foto-performances "Corpo Ritual" na Porta Aberta - Ano 15 - Vol. 1


Exposição de foto-performances "Corpo Ritual"

Porta Aberta - Ano 15 - Vol. 1

de 02 a 06 de junho de 2014
EMAJP - Av. Barão de Muribeca, 216 – Várzea – Recife

Ingride Kaline em "Lazúll" - foto Beth Moreira


Drica Ayub em "Passagem" - foto Fred                                                                                                         Nascimento


El Maria em "Rabonzel" - foto Fred Nascimento


 Carmem Cabral em "Declaração" - foto Beth                                                                                                Leal
    


Oficina Corpo Ritual, coordenada pelo Grupo Totem, em agosto e setembro de 2013, procurou uma simbiose entre a performance, e a fotografia. Proporcionando o encontro da criação do performer e do olhar sensível e criador do fotógrafo. 

A oficina Corpo Ritual está sedimentada sobre as experiências do Totem, sob um encaminhamento baseado na pedagogia da performance, uma pedagogia humanística, pois coloca o sujeito no centro do processo, e o mais importante, avaliador do processo, o que também inclui auto avaliação e autocrítica. O principal diferencial da oficina Corpo Ritual, foi a performance ter como companheira a fotografia, isto é, a criação de um trabalho que fosse um híbrido entre a performance e a fotografia, a foto-performance.

A escolha de um local em meio à natureza, Aldeia, teve como propósito, conectar os corpos com outros ritmos, outros ciclos, a fim de levar os performers a entrarem em um fluxo de intensidades, de reterritorialização de identidades. Para chegar as foto-performances, numa criação comum entre performers e fotógrafos, estabelecendo um dialogo entre os dois, o que implica na troca de ponto de vista entre os dois, ou seja, o performer poder ver a performance do ponto de vista do fotografo, e o fotografo entrar no território do performer, interação total.

O trabalho final é resultado de uma rede criativa, que começou com as experiências vividas nos laboratórios, passando pela criação do performer em conexão como fotografo, resultando num trabalho híbrido e coletivo. Podemos não ter atingido a plenitude das foto-performances, mas efetivamos uma busca, uma experiência, um devir.

Fotógrafos: Beth Moreira, Camila Rocha, Elizabeth Leal, Fernando Figueiroa e Renata Pires.

Performers: Angélica Costa, Ailton Brisa, Akter Pessoa, Carmem Cabral, Drica Ayub, Dorah Gonzaga, El Maria, Juan Salceno, Márcia Virgínia, Patrícia Casavelha, Kiko Gouveia, Ingrid Kaline, Rafaella de Méllo. 

Membros do Totem: Fred Nascimento, Gabi Cabral, Lau Veríssimo, Juliana Nardin, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.


A Porta Aberta – 15 anos – Vol. 1 - De 02 a 06 de junho de 2014
EMAJP/PCR
Av. Barão de Muribeca, 216 – Várzea – Recife - fone: 3355-4092 / 93 / 94




Nenhum comentário:

Postar um comentário