Grupo Totem 25 anos - estreia "NEM TENTE", no Kulturforum do CCBA


Grupo Totem 25 anos - Kulturforum

O Totem estreia a performance Nem Tente, criada a partir do universo poético de Charles Bukowski.
 A abertura contará com o Coletivo Loucura Roubada, com a (re)performance Eu Sei Você Sabe e Tu Sabes, criada a partir de performances do Totem.  

Comemorando os 25 anos de trajetória do grupo TOTEM, o Centro Cultural Brasil-Alemanha abre debate sobre a miscigenação da arte cênica contemporânea.

Grupo Totem 25 anos

No próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, às 19h, do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) abre espaço para mais um  KULTURFORUM, desta vez com o tema “TEATRO, DANÇA E PERFORMANCE - ABORDAGENS A PARTIR DOS 25 ANOS DO GRUPO TOTEM”. Neste encontro informal, que ocorre mensalmente, será a vez de celebrar o aniversário do grupo recifense de teatro-dança com apresentações performáticas e debate com convidados especiais sobre a relação entre o teatro, a dança, a performance,  na arte cênica contemporânea. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Na miscigenação entre as linguagens do teatro, da dança e da performance, fez com que houvesse uma quebra de paradigmas e formação de um importante marco na arte cênica. A diluição entre as fronteiras destas artes, permitiu a mistura e a uma nova maneira de se expressar através das encenações performáticas, de forte linguagem poética. Nesse contexto, o texto passa a ser uma cocriação dos atores-performers. É essa fusão do espaço dramático com o espaço da performance que no Recife, há 25 anos, o grupo TOTEM atua de forma livre, e independente ao mercado, na criação de espetáculos.

Dirigido por Fred Nascimento e Lau Veríssimo, o TOTEM sustenta um arrojado projeto artístico, de mistura de linguagens e mídias, investindo na construção de uma poética própria. O trabalho integra variadas técnicas das artes cênicas (do teatro e da dança), como de outras linguagens artísticas, abrangendo a música, as artes visuais e a performance, resultando em trabalhos híbridos, miscigenados. Em constante atividade, o grupo tem mais de 50 trabalhos produzidos, além da formação artística, que acontece sem financiamentos e suporte de governos ou empresas. Essa postura, propicia liberdade de criação e atuação do grupo.

Nos 25 anos de percurso do TOTEM, destacam-se as encenações performáticas Ita (1991/2003) e Caosmopolita (2005/2009), que serviram de pesquisa para a dissertação de mestrado de Fred Nascimento, diretor do grupo, intitulada Grupo Totem: a infecção pela performance e a encenação performática, na UFRN. Entre outros trabalhos importantes estão quatro grandes performances em work in process: Silência, Rebentum, Ímã e Mita.

CONVIDADOS - Abrindo o espaço para o debate, o CCBA convidou Fred Nascimento (diretor do TOTEM), Carlos Mélo (Artista Visual), Liana Gesteira (Bailarina) e Eduardo Souza (Produtor Cultural). Além da conversa, também haverá apresentação do Grupo Totem com a performance Nem Tente, criada a partir do universo poético de Charles Bukowski, e do Coletivo Loucura Roubada, com a (re)performance Eu Sei Você Sabe e Tu Sabes, criada a partir de peformances do Totem.  

KULTURFORUM - É um espaço de diálogo informal, realizado uma vez por mês no CCBA com representantes da cena cultural de Pernambuco. Em cada edição, busca-se convidar pessoas de eixos temáticos específicos, das artes visuais, artes cênicas, literatura, arte-educação, museologia, patrimônio, cinema, dentre outros. A ideia é criar um ambiente livre e aberto para debates e troca de ideias sobre tendências, questões e experiências contemporâneas.

SERVIÇO
O QUE: Kulturforum - Tema: TEATRO, DANÇA E PERFORMANCE - ABORDAGENS A PARTIR DOS 25 ANOS DO GRUPO TOTEM

Apresentação da performance NEM TENTE do Grupo Totem e da (re)performance EU SEI VOCÊ SABE E TU SABES do Coletivo Loucura Roubada.
QUANDO: 26 de agosto (segunda-feira), às 19h             
ONDE: Centro Cultural Brasil Alemanha (Rua do Sossego, 364 - Boa Vista - Recife/PE)
INFORMAÇÕES: Fone (81) 3421.2173 | imprensa@ccba.org.br | www.ccba.org.br
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário