Com a performance Mita Totem fecha a pesquisa A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos


Totem conclui a pesquisa A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos com a performance Mita

 

 
Grupo Totem - Mita - teatro performance ritual
 

Grupo Totem - Lau Veríssimo em Mita - teatro performance ritual
 


Grupo Totem - Mita - teatro performance ritual
 
O grupo de teatro performático Totem está concluindo, neste mês de dezembro, a pesquisa de artes cênicas “A Performance do Humano: da Pedra ao Caos”, onde aprofundou sua pesquisa de linguagem situada numa zona de fronteira entre o teatro a performance e o ritual, a pesquisa foi desenvolvida ao longo de 2012 e contemplou estudos profundos dos rituais de morte, nascimento, iniciação/casamento e agora chega aos de fertilidade/colheita, ligado à ancestralidade e sempre dialogando com a contemporaneidade. Para encerrá-la, depois de investigar alguns dos ritos mais importantes da humanidade, o grupo apresenta a performance Mita, uma síntese totêmica dos rituais de colheita e fertilidade pesquisados. A apresentação acontece neste sábado (15), na Torre Malakoff, às 19h, com entrada gratuita. A pesquisa contou com o incentivo do Funcultura.
O formato do totem que o grupo utiliza em suas apresentações estará montado numa estrutura octogonal para a performance Mita, simbolizando o útero feminino. E, na primeira cena, que é a da Lua Nova, a estrutura será coberta de tecido, fazendo às vezes de tela para um jogo de teatro de sombras. “A Lua Nova está presente como uma força oculta, daí vem o teatro de sombras para simbolizar essa energia misteriosa. E o formato do Totem representa o útero, que revela o eu feminino. Fazemos um grande útero inicial que ainda não acolheu a fertilidade”, esclarece a atriz-performer Taína Veríssimo. Importante lembrar que a linguagem do grupo é contemporânea, pós-dramática, suas performances não são reproduções de antigos rituais, não há representação cultural e sim a criação de novos sentidos para a cena, num imbricamento de teatro, performance e ritual.   
O espetáculo contará com música ao vivo por Fred Lyra (guitarra), Fred Nascimento (percussão) e Cecília Pires (flauta transversal e pífano). A atriz-performer Inaê Veríssimo, que está grávida de seis meses, fará uma participação especial durante a performance.
Formado em 1988, o grupo Totem sempre existiu de forma independente, tendo o teatro como base, aliado à performance. A poética do grupo está vinculada à pesquisa de linguagens artísticas, buscando criar uma encenação performática enquanto texto, por sua vez, formado por muitos outros textos, construídos via work in process, com a participação direta dos atores-performers, sob a direção de Fred Nascimento.
No seu percurso, o Totem conta mais de trinta trabalhos, entre encenações performáticas e performances, que se subdividem em três principais tipos: 1- Encenações de Teatro Performático criadas para palco (italiano ou não); 2- Performances híbridas criadas para espaços alternativos fechados; 3- Performances/intervenções urbanas, de forte interação cênico/visual.
SERVIÇO:
Performance Mita (work in process)
Quando: sábado, 15 de dezembro
Onde: Torre Malakoff – Recife Antigo
Horário: 19h
Entrada Gratuita

FICHA TÉCNICA:
Ator e atrizes-performers:
Gabi Cabral
Gabriela Holanda
Inaê Veríssimo
Juliana Nardyn
Lau Veríssimo
Ronaldo Pereira
Tatiana Pedrosa
Taína Veríssimo
Iluminação: Rodrigo Oliveira
Música: Fred Lyra – guitarra
               Cecília Pires – flauta transversa e pífano
               Fred Nascimento – percussão
Elementos visuais – figurino, maquiagem: Totem
Fotografia: Claudia Rangel
Direção de palco: Keline Macedo
Laboratórios sonoros: Fred Nascimento
Preparação psicofísica: Carol Cosentino, Lau Veríssimo, Gabi Cabral e Taína Veríssimo
Direção: Fred Nascimento


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Fred Nascimento (diretor/encenador): (81) 8639-3787
Lau Veríssimo (performer e pesquisadora): (81) 8867-9316
Taína Veríssimo (performer e pesquisadora): (81) 8732-4678
Xavana Celesnah (assessoria de imprensa): (81) 8565-8977

Nenhum comentário:

Postar um comentário