Grupo Totem - Totem Relicário performance/intervenção - XXII FIG



Totem Relicário – performance/intervenção do Grupo Totem no XXII Festival de Inverno de Garanhuns

O grupo Totem volta ao FIG depois de dois anos, em 2010 o grupo realizou a performance Poesia para a Estratosfera em parceria com o multiartista Daniel Santiago. Agora o Totem volta ao FIG com a performance/intervenção Totem Relicário. Um relicário é uma espécie de sacrário, ou seja, um lugar próprio para guardar relíquias, por sua vez um totem é um símbolo sagrado, um objeto de veneração e de culto, um ídolo protetor dotado de espíritos ancestrais, adotado por povos arcaicos.

Para a performance o grupo apropriou-se dos conceitos de totem e de relicário para criar seu trabalho, que terá como conteúdo a trajetória do grupo. A performance/intervenção consistirá da instalação de um totem no meio da praça, interferindo diretamente na paisagem, e instaurando um ritual de lembranças serão colocados no totem, objetos e imagens de diversas performances do grupo, verdadeiras relíquias para o grupo, que nunca foram expostas, e que serão sacralizadas.

Na trajetória do Totem a ritualização está sempre presente assim como a hibridez de linguagens artísticas. Participação dos integrantes do Totem, Inaê Veríssimo, Carol Cosentino, Gabriela Holanda, Juliana Nardin, Tatiana Pedrosa, Ronaldo Pereira e dos artistas visuais Airton Cardim e Eduardo Souza, colaboradores do grupo. Vale ressaltar que a performance/intervenção Totem Relicário será interativa, o público presente será convidado a participar da ação.


Totem Relicário será performada na Praça Guadalajara nas imediações da Galeria Galpão, na segunda-feira 16 de julho a partir das 15:00.

SERVIÇO
Totem Relicário – performance/intervenção do Grupo Totem
Segunda-feira 16 de julho na Praça Guadalajara
Ideia original: Totem
Direção: Fred Nascimento e Lau Veríssimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário