Core-O-grafia-H vai ao FILTE 2009

Performance com Daniel Santiago e Grupo Totem


Daniel Santiago é um decano da arte performance no Brasil, referência para os artistas mais novos. Neste ano participou da performance do Totem “O Nicho” no FIG – Garanhuns e na Festa da Renascença em Pesqueira, além de ter participado da última edição do SPA com “As Noivas de Dom Gatão”, performatizada no Pátio de São Pedro. Já o Grupo Totem, que em 2008 completou 20 anos de atividades artísticas, faz uma arte híbrida, com espetáculos cênicos onde mesclam teatro performático, dança contemporânea, teatro dança e performances. Como também peformances mais teatrais elaboradas tanto para lugares fechados como performances mais ligadas ao campo visual sem deixar de serem cênicas, interativas, de intervenção elaboradas para espaços urbanos como “Cinco Performances em Um Ato”, “O Nicho” e o “Mantoparangolé”, esta livremente inspirada em Hélio Oiticica e Arthur Bispo do Rosário. Em julho/agosto desse ano Fred Nascimento e Lau Veríssimo, diretores do Totem, deram a oficina “A Arte Performance e o Corpo” no CFAV, que resultou em quatro performances realizadas pelos participantes no centro do Recife.

Os trabalhos conjuntos de Daniel Santiago e o Totem, já vem de longas datas, ainda na década de 90 realizaram “Palmas na Rua da Palma”, depois, na época do Espaço Totem foi a vez de “Seis Cenários à Procura de Um Personagem de Pirandello”, em 2007 fizeram O Enterro da Última Quimera. A “Core-O-grafia-H foi realizada nos arrecifes da praia de Boa Viagem, no trecho que está localizado em frente ao Recife Palace, em 29 de novembro a partir das 9:00 da manhã.

“Esta performance, Core-O-grafia-H, foi criada em 1977 ou 1978, é como uma reverência aos "parangolés" do artista plástico Hélio Oiticica que esteve no Recife a convite do Festival de Inverno da Universidade Católica de Pernambuco. No título da performance Core-O-grafia-H, o "O" é Oiticica e o "H" é Hélio, diz o próprio Daniel. O tempo correu e em 1982 Core-O-grafia-H virou projeto enviado para o V SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS FUNARTE no Rio de Janeiro, foi aprovado, mas não foi possível sua realização, por uma série de problemas. Agora com o Totem e artistas convidados, coordenados por Fred Nascimento e Lau Veríssimo, a “Core-O-grafia-H” tomou fôlego e forma. Em Recife foi performatizada com a participação do próprio Daniel Santiago; mais o Totem: Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Gabí Cabral, Aracelly Firmo, Inaê Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Taína Veríssimo, e alguns convidados como Ana Elizabeth Japiá, Catarina Brandão, Flávia Pinheiro, Patrícia Barreto, Paula Fonsêca, Ronaldo Pereira, Renato Paraná, Márcia Virgínia, Márcia Olívia, Guilherme Oliveira, Mariana Olívia, Priscila Figueirôa.

Performance “Core-O-grafia-H”

Com Daniel Santiago e Grupo Totem,

coord. de Lau Veríssimo

e Fred Nascimento





Praia de Boa Viagem, Recife
Novembro/2008


Praia de Boa Viagem, Recife

Novembro/2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário