Metamorfismo de (R)existência


METAMORFISMO DE (R)EXISTÊNCIA

Depois de um longo período sem publicações, por motivos técnicos, podemos dizer, voltamos às postagens sobre o grupo Totem. 

Desde o ano passado o grupo Totem vem desenvolvendo uma nova pesquisa, que e debruça sobre dois de seus principais espetáculos, “Ita” e “Caosmopolita”, pontos de partida em direção a um novo trabalho. 

                            Metamorfismo de (R)existência - Grupo Totem Inaê Veríssimo em performance foto Zé Diniz



No final de 2019 o Totem realizou a primeira demonstração de trabalho dessa nova pesquisa, não tratou-se apenas de mostrar uma performance, mais também foi discutido todo o processo da pesquisa e construção da mesma.




                                                Metamorfismo de (R)existência - Grupo Totem Juliana Nrdim em performance foto Zé Diniz



 Metamorfismo de (R)existência - Grupo Totem Taína Veríssimo em performance Foto Zé Diniz

 Metamorfismo de (R)existência - Grupo Totem Íris Campos em performance Foto Zé Diniz




 Metamorfismo de (R)existência - Grupo Totem em performance Foto Zé Diniz


A performance apresentada foi seguida por uma Roda de de Conversa, que contou com a participação de Fred nascimento, diretor do grupo e dois ex-integrantes do Totem, O professor e pesquisador de teatro Alexandre Nunes, e Angélica Costa, arte educadora\ performer e pesquisadora de performance.

 Metamorfismo de (R)existência - Roda de Conversa - Fred Nascimento, Angélica Costa e Alexandre Nunes.

 LANÇAMENTO DO LIVRO “GRUPO TOTEM: A INFECÇÃO PELA PERFORMANCE E A ENCENAÇÃO PERFORMÁTICA”, DE FRED NASCIMENTO.



Capa do livro GRUPO TOTEM: a infecção pela performance e a encenação performática

Na noite da primeira demostração de trabalho do projeto Metamorfismo de (R)existência. Foi lançado o livro de Fred Nascimento, "GRUPO TOTEM: a infecção pela performance e a encenação performática", uma adaptação da dissertação de mestrado, publicação do SESC Piedade. Traça um panorama da chegada da performance em Pernambuco, tanto nas ares cênicas quanto nas artes visuais. Traça uma linha do tempo do teatro alternativo/experimental, com ênfase no grupo Trem Fantasma, precursor do Totem. Passamos pelo pensamento de Antonin Artaud, principal referência do Totem, e sua importância para o desenvolvimento do teatro contemporâneo. E mergulha nos principais princípios do Totem, seus procedimentos de criação, centrando nos espetáculos Ita e Caosmopolita, que estão servindo de base para a pesquisa “Metamorfismo de (R)existência”. 

contatos
grupototem@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário