MITA - Grupo Totem - Teatro performance ritual

No sábado 15 de dezembro o Totem apresentou a performance MITA na Torre Malakoff - Recife, concluindo o projeto A Performance do Humano: da pedra ao caos, incentivado pelo FUNCULTURA. Foi um ano repleto de trabalho, que possibilitou um aprofundamento na pesquisa de linguagem do grupo.

Abaixo algumas fotos de MITA, pelos fotógrafos Claudia Rangel e Fernando Figueirôa.


Grupo Totem - MITA - por Claudia Rangel

Grupo Totem - MITA - por Claudia Rangel



Grupo Totem - MITA. Ronaldo Pereira por Fernando Figueirôa

Grupo Totem - MITA - por Claudia Rangel


Grupo Totem - MITA. Tatiana Pedrosa por Fernando Figueirôa




Grupo Totem - MITA. Lau Veríssimo por Fernando Figueirôa


 Grupo Totem - MITA. Gabriela Holanda por Claudia Rangel

 Grupo Totem - MITA. Taína Veríssimo e Juliana Nardin por Claudia Rangel

 Grupo Totem - MITA. Inaê Veríssimo por Claudia Rangel

 Grupo Totem - MITA. Gabriela Holanda por Fernando Figueirôa

Grupo Totem - MITA - por Fernando Figueirôa
Grupo Totem - MITA. Gabi Cabral por Fernando Figueirôa


Grupo Totem - MITA. Lau Veríssimo por Fernando Figueirôa



 Grupo Totem - MITA. Inaê Veríssimo por Fernando Figueirôa

 Grupo Totem - MITA - por Fernando Figueirôa

 Grupo Totem - MITA. Juliana Nardin por Fernando Figueirôa

 Grupo Totem - MITA. Tatiana Pedrosa por Claudia Rangel


 Grupo Totem - MITA. Tatiana Pedrosa e Ronaldo Pereira por Fernando Figueirôa

 Grupo Totem - MITA. Taína Veríssimo por Fernando Figueirôa

 Grupo Totem - MITA - por Fernando Figueirôa



Com a performance Mita Totem fecha a pesquisa A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos


Totem conclui a pesquisa A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos com a performance Mita

 

 
Grupo Totem - Mita - teatro performance ritual
 

Grupo Totem - Lau Veríssimo em Mita - teatro performance ritual
 


Grupo Totem - Mita - teatro performance ritual
 
O grupo de teatro performático Totem está concluindo, neste mês de dezembro, a pesquisa de artes cênicas “A Performance do Humano: da Pedra ao Caos”, onde aprofundou sua pesquisa de linguagem situada numa zona de fronteira entre o teatro a performance e o ritual, a pesquisa foi desenvolvida ao longo de 2012 e contemplou estudos profundos dos rituais de morte, nascimento, iniciação/casamento e agora chega aos de fertilidade/colheita, ligado à ancestralidade e sempre dialogando com a contemporaneidade. Para encerrá-la, depois de investigar alguns dos ritos mais importantes da humanidade, o grupo apresenta a performance Mita, uma síntese totêmica dos rituais de colheita e fertilidade pesquisados. A apresentação acontece neste sábado (15), na Torre Malakoff, às 19h, com entrada gratuita. A pesquisa contou com o incentivo do Funcultura.
O formato do totem que o grupo utiliza em suas apresentações estará montado numa estrutura octogonal para a performance Mita, simbolizando o útero feminino. E, na primeira cena, que é a da Lua Nova, a estrutura será coberta de tecido, fazendo às vezes de tela para um jogo de teatro de sombras. “A Lua Nova está presente como uma força oculta, daí vem o teatro de sombras para simbolizar essa energia misteriosa. E o formato do Totem representa o útero, que revela o eu feminino. Fazemos um grande útero inicial que ainda não acolheu a fertilidade”, esclarece a atriz-performer Taína Veríssimo. Importante lembrar que a linguagem do grupo é contemporânea, pós-dramática, suas performances não são reproduções de antigos rituais, não há representação cultural e sim a criação de novos sentidos para a cena, num imbricamento de teatro, performance e ritual.   
O espetáculo contará com música ao vivo por Fred Lyra (guitarra), Fred Nascimento (percussão) e Cecília Pires (flauta transversal e pífano). A atriz-performer Inaê Veríssimo, que está grávida de seis meses, fará uma participação especial durante a performance.
Formado em 1988, o grupo Totem sempre existiu de forma independente, tendo o teatro como base, aliado à performance. A poética do grupo está vinculada à pesquisa de linguagens artísticas, buscando criar uma encenação performática enquanto texto, por sua vez, formado por muitos outros textos, construídos via work in process, com a participação direta dos atores-performers, sob a direção de Fred Nascimento.
No seu percurso, o Totem conta mais de trinta trabalhos, entre encenações performáticas e performances, que se subdividem em três principais tipos: 1- Encenações de Teatro Performático criadas para palco (italiano ou não); 2- Performances híbridas criadas para espaços alternativos fechados; 3- Performances/intervenções urbanas, de forte interação cênico/visual.
SERVIÇO:
Performance Mita (work in process)
Quando: sábado, 15 de dezembro
Onde: Torre Malakoff – Recife Antigo
Horário: 19h
Entrada Gratuita

FICHA TÉCNICA:
Ator e atrizes-performers:
Gabi Cabral
Gabriela Holanda
Inaê Veríssimo
Juliana Nardyn
Lau Veríssimo
Ronaldo Pereira
Tatiana Pedrosa
Taína Veríssimo
Iluminação: Rodrigo Oliveira
Música: Fred Lyra – guitarra
               Cecília Pires – flauta transversa e pífano
               Fred Nascimento – percussão
Elementos visuais – figurino, maquiagem: Totem
Fotografia: Claudia Rangel
Direção de palco: Keline Macedo
Laboratórios sonoros: Fred Nascimento
Preparação psicofísica: Carol Cosentino, Lau Veríssimo, Gabi Cabral e Taína Veríssimo
Direção: Fred Nascimento


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Fred Nascimento (diretor/encenador): (81) 8639-3787
Lau Veríssimo (performer e pesquisadora): (81) 8867-9316
Taína Veríssimo (performer e pesquisadora): (81) 8732-4678
Xavana Celesnah (assessoria de imprensa): (81) 8565-8977

A Performance do Humano: da pedra ao caos - Mesa sobre rituais de fertilidade e colheita

Mesa redonda fecha a parte teórica da pesquisa em teatro A Performance do Humano: da pedra ao caos do Grupo Totem.




Durante todo o ano de 2012 o Totem aprofundou sua pesquisa de linguagem teatral performática mergulhando em estudos e vivências acerca de rituais arcaicos e contemporâneos a partir da pesquisa A Performance do Humano: da pedra ao caos, incentivada pelo FUNCULTURA. Nesta última etapa o eixo de pesquisa se dá em cima dos rituais de fertilidade/colheita, tanto de rituais arcaicos quanto contemporâneos.
Nesta terça-feira 27 de novembro teremos a mesa redonda com a participação de três debatedores: Naira Ciotti (RN/SP), Fred Nascimento e Laura Buarque Gadelha. Onde teremos o discurso em cima da arte da performance, trazidos por Naira, enquanto terreno fértil para as emergências artísticas, hibridizações e inquietações da contemporaneidade, fortalecendo a ideia da performance enquanto ritual contemporâneo. Laura Buarque Gadelha trará a visão sociológica dos rituais de fertilidade, visão que ainda não estivera presente durante os debates realizados durante o ano, adentrando também nos aspectos filosóficos do tema.  Fred Nascimento, diretor do Totem, encaixará sua fala em torno do trabalho realizado pelo Totem, grupo fértil, dentro do ponto de vista de sua riqueza em construir diálogos entre princípios míticos, contemporâneos e arcaicos, e a performance enquanto elemento infectante, no melhor sentido do termo, da cena contemporânea.
Esta última etapa da pesquisa culminará com a apresentação de uma performance no dia 15 de dezembro, na Torre Malakoff.


Grupo Totem convida
Pesquisa em teatro “A Performance do Humano: da pedra ao caos”
Mesa redonda sobre rituais de fertilidade e colheita
Debatedores: Fred Nascimento, Laura Buarque e Naira Ciotti
Dia 27 de novembro às 19:00
Local: Teatro Arraial – Rua da Aurora, 457 – Boa Vista – Recife

TOTEM-RELICÁRIO - Grupo Totem - VI Semana de Cênicas


Totem-Relicário - Grupo Totem

Totem-Relicário – performance/intervenção/instalação do Grupo Totem
                
O grupo Totem participará da Semana de Cênicas com Totem-Relicário performance/intervenção/instalação, performance apresentada pela primeira vez no último Festival de Inverno de Garanhuns.
Um relicário é uma espécie de sacrário, ou seja, um lugar próprio para guardar relíquias, por sua vez um totem é um símbolo sagrado, um objeto de veneração e de culto, um ídolo protetor dotado de espíritos ancestrais, adotado por povos arcaicos.
Para este trabalho o Totem apropriou-se dos conceitos de ‘totem’ e de ‘relicário’ para criar seu trabalho, que tem como conteúdo a trajetória e história do grupo. O grupo vai literalmente instalar um ‘totem’ no meio do jardim do CAC, fazendo uma intervenção visual no local, no qual serão colocados, objetos cenográficos, figurinos e imagens de diversas performances do grupo, verdadeiras relíquias para o grupo, e que serão sacralizadas. Na trajetória do Totem a ritualização está sempre presente assim como a hibridez de linguagens artísticas.
Participação dos integrantes do Totem Fred Nascimento e Lau Veríssimo, Carol Cosentino, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Taína Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Ronaldo Pereira e os artistas visuais Airton Cardim e Eduardo Souza, colaboradores do grupo. Vale ressaltar que o Totem-Relicário performance/intervenção/instalação será interativa, o público presente será convidado a participar da ação. O Totem-Relicário será performado no Centro de Artes e Comunicação no dia 5 de novembro a partir das 15:00

SERVIÇO
Totem Relicário – performance/intervenção do Grupo Totem
Segunda-feira 05 de novembro no Centro de Artes e Comunicação





A performance do Humano: da pedra ao caos - Exibição do Filme O Homem de Palha.

O Totem convida!
Primeira ação pública da última etapa da pesquisa A performance do Humano: da pedra ao caos, que tem como foco os rituais de fertilidade e colheita.

Exibição do Filme "O Homem de Palha" (Robin Hardy) seguido de debate com Suely Carvalho - mediação: Inaê Veríssimo

Terça-feira 30 de outubro - 19:00
Teatro Arraial - Rua da Aurora, 457 - Boa Vista - Recife





ÍMÃ - Grupo Totem - Teatro Performance Ritual

ÍMà (work in process) – Teatro - performance - ritual  
Fechando a terceira etapa da pesquisa A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos’ aprovada pelo FUNCULTURA



ÍMÃ do Grupo Totem, uma performance/casamento ou do casamento/performance? Com ÍMÃ o Totem assumiu o sentido ritual e performativo que há no casamento em todas as culturas. O público que esteve presente não assistiu um espetáculo, quem lá esteve participou ativamente de um ato artístico e de vida real. ÍMÃ foi uma ação ritual performática, o imbricamento total entre arte e vida.


Ímã - Grupo Totem. Ronaldo Pereira e Renato Feitosa. By Pri Maria

Ímã - Grupo Totem. Gabi Cabral, Gabriela Holanda e Juliana Nardy. By Pri Maria 

Ímã - Grupo Totem. Banda em 1º plano e Lau Veríssimo (sacerdotisa) 2º plano. By Claudia Rangel

Ímã - Grupo Totem. Juliana Nardy, Taína Veríssimo e Gabi Holanda. By Claudia Rangel

Ímã - Grupo Totem. Gabi Cabral e Inaê Veríssimo 1º plano, Cecília Pires 2º plano. By Claudia Rangel

Ímã - Grupo Totem. Cecília Pires, Fred Lyra e Fred Nascimento. By Guto Figueirôa

Ímã - Grupo Totem. Cecília Pires, Fred Lyra e Fred Nascimento. By Chico Peixoto
Ímã - Grupo Totem. Cabral by Guto Figueirôa
Ímã - Grupo Totem. Renato Feitosa by Guto Figueirôa
Ímã - Grupo Totem. Gabi Cabral, Juliana Nardy, Taína Veríssimo e Gabi Holanda. By Chico Peixoto


Ímã - Grupo Totem. Renato Feitosa e Gabi Cabral. By Claudia Rangel

Ímã - Grupo Totem by Chico Peixoto

Ímã - Grupo Totem. Renato Feitosa e Gabi Cabral. By Chico Peixoto

Ímã - Grupo Totem. Renato Feitosa, Gabi Cabral e Lau Veríssimo. By Guto Figueirôa

Ímã - Grupo Totem. Renato Feitosa e Gabi Cabral by Guto Figueirôa

Ímã - Grupo Totem. Lau Veríssimo, Renato Feitosa, Gabi Cabral e Tatiana Pedrosa, By Chico Peixoto


Ímã - Grupo Totem e público. By Chico Peixoto

Ímã (work in process) - A performance do Humano: da pedra ao caos - Grupo Totem


O grupo Totem chega ao final da terceira etapa da pesquisa
 ‘A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos’ com a performance ÍMÃ


ÍMà (work in process) teatro/performance/ritual






          O Totem chega ao final da terceira etapa da pesquisa em teatro A Performance do Humano: da pedra ao caos aprovada pelo FUNCULTURA.
          O novo trabalho em processo, baseado em ritos de iniciação/casamento, chama-se Ímã, e segue a linha de trabalho do grupo, ou seja, um híbrido de teatro e dança infectado pela performance, que configura-se principalmente pela criação de trabalhos cênicos que não partem de texto dramático na sua construção, uma tendência mundial que o teórico alemão Hans Thies-Lehmann conceituou como teatro pós-dramático.
          Os estudos antropológicos de rituais de iniciação e casamento, foram realizados a partir de Arnold Van Gennep, Claude Lévi-Strauss e Joseph Campbell, enquanto a parte artística o Totem continua aprofundando a encenação performática, tema da dissertação de mestrado de Fred Nascimento, diretor do grupo.
          Durante o processo de pesquisa foram realizados duas ações no teatro Arraial, a primeira foi a exibição do filme A Noiva Síria seguido de debate com a Vitória do Amaral, e o debate sobre rituais com Dr. Renata Wilner que trouxe um estudo sobre a ritualidade na arte contemporânea a partir de Stephan Von Wiese, Rosalina Krauss, entre outros, Ivan Maia que falou sobre a performance e o pensamento contemporâneo via Deleuze, Guattari e Foucault, mediado por Fred Nascimento do Totem.       


Gabi Cabral e Renato Feitosa em Ímã - foto Claudia Rangel 

Ímã segue a linha de encenação performática do grupo, construído com uma visão pós-estruturalista, ruptura com o modelo texto-cena, utilização de fragmentos e colagens. Tomando o corpo como motor da obra, a performance do Totem está dividida em dois momentos, no primeiro serão performados, de maneira simbólica, alguns ritos de iniciação, num jogo de interação entre corpo e imagens. No segundo momento haverá um rompimento total com a representação, a performance e a vida se fundirão completamente, dois performers do grupo realizarão seu próprio casamento durante a performance. Uma performance casamento ou um casamento performance? O Totem assume o sentido ritual e performativo que há no casamento em todas as culturas. O público presente não assistirá um espetáculo, e sim será participante ativo de um ato artístico, e também de um ato de vida, o trabalho não conta uma fábula, uma história, ele será vivido em uma ação ritual, o imbricamento total entre arte e vida.
          A música executada ao vivo foi criada por Cecília Pires (flauta transversa), Fred Lyra (guitarra), Fred Nascimento (percussão).

Neste sábado à noite a Torre Malakoff será transformada num espaço sagrado.



Ímã – ficha técnica

Encenação – Fred Nascimento
Concepção – Totem
Performers – Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Ronaldo Pereira, Renato Feitosa, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.
Cenografia – Eduardo Souza
Pesquisa visual – Totem
Designer dos performers – Totem
Música – Cecília Pires, Fred Lyra e Fred Nascimento
Preparação psicofísica dos performers – Carol Cosentino, Fred Nascimento, Gabriela Holanda, Gabriela Cabral e Lau Veríssimo
Fotografia: Claudia Rangel
Vídeo: Irma Brown
Assessoria de imprensa: Xavana Celesnah

SERVIÇO:
ÍMà(work in process) do Totem
Quando? Sábado 29 de setembro de 2012
Onde? Torre Malakoff – Praça do Arsenal – Recife Antigo
Horário: 20:00
Entrada Franca









A performance do Humano: da pedra ao caos - imagens do último debate

Pesquisa A Performance do Humano: da pedra ao caos - Na última terça-feira o Totem realizou o terceiro debate sobre rituais, nesta terceira etapa o debate foi direcionado para os rituais de iniciação, com o convidados Renata Wilner e Ivan Maia com mediação de Fred Nascimento.