SILÊNCIA (teatro performance ritual)



SILÊNCIA
(work in process)
TEATRO - PERFORMANCE - RITUAL

O Grupo Totem conclui primeira etapa da pesquisa A PERFORMANCE DO HUMANO: DA PEDRA AO CAOS

A pesquisa A Performance do Humano: da Pedra ao Caos – remete a dois espetáculos do Totem, o primeiro é Ita (PEDRA em Tupi-Guarani), o segundo é CAOSmopolita – visa dar continuidade à pesquisa de teatro performático desenvolvida pelo grupo.
Neste projeto, o Totem, de forma dialética, busca relacionar os rituais das sociedades arcaicas com os que ocorrem hoje na contemporaneidade. Silência se baseia em rituais de morte, sua construção se dá por work in process. Internamente o grupo vem desenvolvendo laboratórios psicofísicos, estudos teóricos que passam pelo teatro ritual de Antonin Artaud, estudos da performance, e de rituais com Arnold Van Gennep, Claude Lévi-Strauss e Joseph Campbell. A pesquisa abrange
Sob a coordenação de Fred Nascimento os performers envolvidos criaram performances rituais que trataram de suas próprias mortes. A criação dessas performances envolveu fluxos, insigths, circuitos, memórias, criação de envioronment, mitologias pessoais.
O processo de encenação performática de Silência se deu a partir do aproveitamento de ideias e ações trabalhadas nas performances rituais, que serão somadas, mixadas e roteirizadas. Acrescentado a isso a mixagem das outras mídias que compõem a performance, como a música executada ao vivo por CH Malves, Fred Lyra e Fred Nascimento, a cenografia assinada por Eduardo Souza, que utiliza imagens projetadas e um ‘totem’ que será instalado no meio do espaço cênico, funcionando como um catalizador de energias, um eixo gravitacional, em torno do qual a performance se desenvolverá.
A pesquisa A Performance do humano: da pedra ao caos, se estenderá por todo o ano de 2012 em mais três etapas, culminando com a apresentação de uma nova performance no final de cada etapa. O projeto tem o apoio do FUNCULTURA.

Silência – ficha técnica
Encenação – Fred Nascimento
Concepção – Totem
Performers – Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Ronaldo Pereira, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.
Cenografia – Eduardo Souza
Pesquisa visual – Inaê Veríssimo e Totem
Música – CH Malves, Fred Lyra e Fred Nascimento.
Preparação psicofísica dos performers – Carol Cosentino, Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Lau Veríssimo e Taína Veríssimo.
Fotografia: Claudia Rangel
Vídeo: Irma Brown
Assessoria de imprensa: Xavana Celesnah


Performance SILÊNCIA, do Totem
Quando? Sábado 31 de março de 2012
Onde? Torre Malakoff – Praça do Arsenal – Recife Antigo
Horário: 20:00
Entrada Franca

Projeto 'A performance do Humano - da pedra ao caos' - O líquido envolvido


GRUPO TOTEM

Projeto
 'A performance do Humano - da pedra ao caos'


II Vivência Arteterapêutica - O líquido envolvido"...cada pequeno detalhe de sua vida está interligado às mais significativas e importantes realidades da existência humana." C. G. Jung ( O homem e seus símbolos, p. 218) 

A proposta desta vivência arteterapêutica foi de que cada participante pudesse intuitivamente fazer contato com seu mito pessoal. O toque foi estímulo para as sensações, para que algo profundamente presente na memória dos corpos pudesse vir à tona no trabalho com o barro proposto na segunda etapa do processo. Surpreendente foi assistir a sintonia do grupo, a abertura e disponibilidade terna para que cada corpo fosse tocado. Novamente tempo e dimensão passaram a ser 'outros', próprios do grupo, talvez. Aquele conjunto de corpos cheios de alma no chão emanava um cinturão de energia. Senti plasticidade no ar e penso que mais uma vez a bolsa d'água que foi disposta sobre os corpos como uma forma adicional de despertar a sensorialidade, inspirada em experimentos de Lygia Clarck, nos remeteu ao saco de leite líquido cheio, primordialmente presente nos encontros ritualísticos que temos realizado. Saco cheio de Leite, Saco cheio d'água. Com isso os primeiros lampejos de nossos mitos se apresentaram em imagens de Sol, de Ninho, Vulcão, Gota e Mãe. Nas palavras do grupo: filhoa, pele, vulcão, o virar pedra, pingo, verbo doce - Tempos de Sol.

CAROL COSENTINO

GRUPO TOTEM

Projeto
 'A performance do Humano - da pedra ao caos'


I Vivência Arteterapêutica - Silência


A intenção desta vivência foi despertar para o sentimento do ato ritual experimentado. A intensa  movimentação do corpo através da dança havia sido pensada como caminho de encontro a conteúdos profundos da alma, o que foi feito. Por outro lado, tivemos imprevistamente um saco de leite líquido cheio, somado ao desejo de se realizar um ato ritual com o mesmo. Neste momento foi despertada a simbologia ritualística de nossa noite. Fé, compartilhamento, coletivo, repetição, verdade. Estas foram as palavras iniciais do grupo para descrever RITO. Qual seria a verdade da imagem vivida pelos mesmos naquela experiência, onde a água que caía do céu parecia abençoar o ato de passar pelo portal de dentro para fora? Debaixo de chuva, mãos sobre um saco de leite fazendo um gesto circular remeteu meu imaginário a barriga feminina cheia, grande, grávida. O leite branco estourado sobre o asfalto da avendida contrastava um cinza poluído. Silência. Leite a escorrer e se espalhar, imagem.  O percurso do leite no chão. O grupo entrou num outro tempo, mostrado nas pinturas e palavras:

Acolhimento, colo, cuidar                  - o processo ar.

Sangue, dança, cão, cachorro,
caboclo, mestiço, vira-lata                - o duplo.

Mãos, leite, viagem profunda, 
o que sangra, o que nasce, morre   - volta a se repetir.

Dor, girar, girar, peso no corpo, 
braços abertos, rodopios, 
correr pelo espaço                           - pai e mãe.

Anestesia, a minha razão,
luz oculta                                         - foco morto.

Esse branco vai me tomando...

Homem ancestral.

Foi um momento de catarse, de explosão e abertura. Foi como destampar algo que estava pronto para emergir. Cedo ainda para análises, inclusive porque as palavras podem desmiuçar, debulhar conteúdos simbólicos que interessam vivos pulsantes no corpo não racional, na certeza da verdade profunda do que pode ser vivido, experimentado, experienciado. Neste caso a lógica empobrece, reduz, desfaz. Silencia.

Carol Cosentino