NICHO PORTAL DO IMAGINARIUM no PULP FICTION PROJECT


NICHO PORTAL DO IMAGINARIUM no PULP FICTION PROJECT
TOTEM  EM  PERFORMANCE


A encenação performática Nicho-Portal do Imaginarium  do Grupo Totem é uma livre licença poética a partir da série de gravuras “Dos Seres Imaginários” de Airton Cardim, do “Livro dos Seres Imaginários de Jorge Luiz Borges e das mitologias pessoais dos performers. Como outros trabalhos, o Totem mistura teatro, dança performance, artes visuais – as gravuras são superdimensionadas em projeções que se confundem com a iluminação e uma polifonia de vozes, uma instalação sonora, construída a partir de textos de Jorge Luiz Borges e Antonin Artaud.  A polifonia de vozes cria uma atmosfera propícia para a execução da performance, que começa com caminhadas dançantes das performers. A concepção e encenação é de Fred Nascimento em sistema de cocriação com os performers.

No Nicho Portal do Imaginarium os elementos artísticos são colocados de maneira não hierárquica, as linguagens se encontram dentro de uma situação teatral performática amarrada pela encenação. Não há nenhuma fixação em concepções de ação ou conflito. Um trabalho que visa criar faíscas, pedaços desgarrados de compreensão, sensações. A performance quer tocar a percepção e ser guardada como sensação.

As personas criadas para a performance são criaturas fantásticas que habitam o imaginário da humanidade. São seres que não existem no mundo real, palpável, concreto. Coisas que não existem, mas que têm poder. As personas desenvolvidas para a performance são Lilith, a Fênix, a Esfinge, entre outros. O trabalho se divide em duas fases, a primeira de dá em um ambiente aberto, de preferência um jardim, onde os “seres imaginários” ganham vida, e as performers executam suas caminhadas dançantes, em seguida acontece a passagem pelo Nicho Portal (objeto) que introduz os performers e o público em um espaço fechado onde se dá a segunda parte do trabalho. A cada performação o espaço interfere na performance que se metamorfoseia, reinventando-se a cada atuação.

Grupo Totem – Nicho-Portal do Imaginarium

Ideia original e encenação: Fred Nascimento
Dramaturgia e roteiro: Totem
Preparação corporal: Lau Veríssimo
Imagens originais: Airton Cardin
Imagens (re)trabalhadas e projeções: Airton Cardim, Eduardo Sousa e Ronaldo Pereira.
Performers: Lau Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Gabi Holanda, Juliana Nardin e Taína                     Veríssimo
Música: John Surman, Pink Floyd
Vozes da instalação sonora: Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Tatiana Pedrosa e Taína Veríssimo
Textos utilizados na gravação: Antonin Artaud e Jorge Luiz Borges
Gravação da instalação sonora: Malunguim Estúdio
Designer das personas: Fred Nascimento e Lau Veríssimo

NICHO PORTAL DO IMAGINARIUM - TOTEM EM PERFORMANCE NA FESTA DA NÓS PÓS


A performance Nicho-Portal do Imaginarium  do Grupo Totem é uma livre licença poética a partir da série de gravuras “Dos Seres Imaginários” de Airton Cardim, do “Livro dos Seres Imaginários de Jorge Luiz Borges e das mitologias pessoais dos performers. Textos de Antonin Artaud e Jorge Luiz Borges. Concepção e encenação: Fred Nascimento em sistema de cocriação com os performers.


                                         Gabi Holanda em performance - foto Mariana Olívia

                                                      Lau Veríssimo em Performance 
                                                                        foto Mariana Olívia

A FESTA da produtora NÓS PÓS contará com performances literárias de Adélia Coelho (Flor), Helton Moura, Luiz Carlos e Márcia Maracajá; performance Nicho Portal do Imaginarium, do Grupo Totem; exposição de quadros de Pedro Rodrigues (Vetor Cultural); relançamento do livro Cartas Marianas, das escritoras Maria Pereira ("Tia Maria") e Maria Eugênia; mostra de vídeos pernambucanos com curadoria de Amanda Ramos e debate com os diretores e jam session com o Coletivo Lugar Comum.
Apresentação de Danuza Montenegro.
Entrada: R$ 10,00

Realização: Produtora Nós Pós
Parceria: Casa Mecane, Cia. Etc. e Coletivo Lugar Comum
Apoio: SESC Sto. Amaro
A CASA MECANE fica na Av. Suassuna 338, ao lado do Mercado Compremais. Fica na calçada do SENAC, mas é bem antes dele. Qualquer dúvida liguem: 8882 2729 (Hudson Wlamir) ou 9996 9228 (Alexandre Melo)