Poesia para a Estratosfera

Performance de Daniel Santiago e Grupo Totem
Homenagem ao Poeta Carlos Pena Filho

Fotos: Claudia Rangel































Ato, intervenção, performance, não importa o nome, a partir da idéia original de Daniel Santiago (que não pôde estar presente por motivos particulares), o Totem realizou no último sábado 17 de julho a performance Poesia para a Estratosfera, um momento poético dentro do 20º Festival de Inverno de Garanhuns. No meio da Praça Guadalajara instaurou-se um imaginário “Bar Savoy”, cadeiras em circulo, e sobre as cadeiras ternos disponibilizados pelo grupo. As pessoas foram chegando de mancinho, vestindo os ternos e sentando. O chopp gelado na tarde fria começou a rolar, a descontração foi total.





























A partir da apropriação do poema Chopp de Carlos Pena Filho, foi criado um diálogo entre a palavra (o poema) e a performance, um trabalho de matriz híbrida entre o visual e o cênico. Aberto ao inesperado, o grupo se apropriou de uma torre da polícia militar e nela instalou as flâmulas TREZENTOS DESEJOS PRESOS e TRINTA MIL SONHOS FRUSTRADOS.











































Os balões com gás hélio ficaram no centro da roda, mesas ocupadas, lenços brancos com a poesia impressa. Em certo momento todos escreveram seus desejos e sonhos frustrados em pequenos pedaços de papel que foram amarrados aos balões. A interação foi total entre todos os participantes. Um momento especial foi quando os cordões foram cortados e os balões partiram para o espaço levando poesia e magia. Todos, indistintamente, acenaram se despedindo.
































O grupo Totem continua circulando livremente entre as linguagens artísticas, violando fronteiras e territórios, aproximando o passado e o presente, ligando arte e vida, tentando mostrar o imostrável, dizer o indizível.































O Totem é coordenado por Fred Nascimento e Lau Veríssimo que participaram da performance junto com Gabriela Cabral, Inaê Veríssimo, Aracelly Firmino, Renato Paraná, Tatiana Pedrosa, Taína Veríssimo, Cauê Nascimento, Priscila Maria, Patrícia Barreto, Uirá Veríssimo, Airton Cardin, Rafael Figueiroa, entre outros.

















Poesia Para a Estratosfera






















O Grupo Totem e Daniel Santiago (pai da idéia) estarão juntos mais uma vez no Festival de Inverno de Garanhuns, abrindo a programação com “Poesia para a Estratosfera” uma intervenção urbana performática idealizada a partir do poema Choop de Carlos Pena Filho. Se no ano passado Daniel e Totem performatizaram “Seis Cenários à Procura de um Personagem de Pirandello” por parques e ruas de Garanhuns, neste ano a performance se concentrará na Praça Guadalajara, um dos principais pólos do FIG.

Abaixo todos os projetos selecionados.

ARTES PLÁSTICAS
Exposições, videoarte, instalações e performances
De 17 a 24 de julho

•Poesia para a Estratosfera (Daniel Santiago e Grupo Totem)
Performance Local: Performance itinerante com início na Casa Galeria Galpão e término Praça Guadalajara – 17 de julho, início às 14 culminância ás 16:00.
•Gravuras do Encantado (Airton Cardim)
Exposição: Casa Galeria Galpão
Intervenção urbana: aplicação dos posters lambe-lambe em muros e paredes das principais ruas da cidade
•Arquitextura – Vídeo Mapping (Gabriel Furtado, Mary Gatis e Cauê Nascimento)
Instalação: Casa Galeria Galpão
•Image OFF (Lourival Cuquinha)
Exposição, instalação e videoarte: Casa Galeria Galpão
•Fogueira (Paulo Brusky)
Instalação e escultura Casa Galeria Galpão (área externa), dia 17 às 18h
•Farol Itinerante (Leo Antunes)
Performance e videoarte Horário: 17h às 20h
Projeções em fachadas da Casa Galeria Galpão e outros prédios da cidade
•Frequências em trânsito (Ricardo Brazileiro)
Instalação: Casa Galeria Galpão
•Diálogo Visual Artístico (Janaína Campos Branco)
Exposição: Casa Galeria Galpão
•A Arte de Fazer Dinheiro (Charles Martins)
Instalação: Casa Galeria Galpão
•A Luz de uma Mulher (Valdir Oliveira)
Documentário - Casa Galeria Galpão
17 de julho das 14h às 17h

Poesia Para a Estratosfera

Intervenção Urbana Performática de Daniel Santiago e Grupo Totem





















Intervenção Urbana Performática de Daniel Santiago e Grupo Totem

A intervenção artística performática "Poesia Para a Estratosfera" de Daniel Santiago e Grupo Totem, consiste em lançar para a estratosfera um balão de gás hélio com a carga poética, isto é, duas flâmulas com as frases escritas: TREZENTOS DESEJOS PRESOS e TRINTA MIL SONHOS FRUSTRADOS. O balão antes de partir, ficará pairando sobre os “Trintas homens sentados” que estão tomando “Trinta copos de chopp”, no “Bar Savoy”, em Garanhuns

A performance é interativa, o Grupo Totem convidará o público a participar através de convites em forma de lenço para tomar um chopp e assistir à partida dos balões com Poesia Para a Estratosfera levando TREZENTOS DESEJOS PRESOS e TRINTA MIL SONHOS FRUSTRADOS. A partir da 14:00 horas os participantes sairão em cortejo da Casa Galpão em direção à Praça Guadalajara onde acontecerá a performance, o local terá uma faixa onde estará escrito “Bar Savoy”. Os presentes poderão participar escrevendo seus poemas/desejos e os poemas/sonhos frustrados e amarando-os aos balões que serão levados à estratosfera. A culminância se dará com as 16:00 quando as cordas dos balões serão cortadas e tudo vai para o espaço. Nesse momento, todos darão adeus aos poemas e aos balões, acenando com o lenço branco (o lenço\convite para a performance). A performance será gravada e transformada em uma vídeo-peformance.

A performance foi idealizada pelo artista plástico Daniel Santiago coordenada pelo Grupo Totem, e foi inspirada no poema Choop do poeta pernambucano Carlos Pena Filho que há 50 anos, completados no último 1º de julho, deixou o mundo literário e artístico devido ao seu falecimento precoce. Um ato artístico para o poeta Carlos Pena Filho. Um poeta de espírito boêmio, que gostava de gozar a vida, de mulheres, uma das vozes mais representativas da poesia brasileira. Ele já previa a transformação que Recife iria sofrer, e foi testemunha das mudanças pelas quais a cidade passou, que lhe trouxeram tanto benefícios quanto sacrifícios. Sua poesia está comprometida com sua cidade, o Recife. Em 1993 sua vida e obra foram brilhantemente documentadas no curta “Soneto do Desmantelo Blue”, de Cláudio Assis.

O Grupo Totem e Daniel Santiago já trabalham juntos há certo tempo, nos anos 90 realizaram a performance “Palmas na Rua da Palma”, depois vieram “Seis Cenários à Procura de um Personagem de Pirandello”, “Core-O-grafia-H” e agora “Poesia Para a Estratosfera”. O Totem tem como coordenadores Fred Nascimento e Lau Veríssimo, mais Gabriela Cabral, Inaê Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Carol Cosentino, Felipe Lucena e Taína Veríssimo, para essa ação contará também com os artistas Eduardo Souza, Eloíza Leal, Catarina Brandão, Renato Paraná, Ronaldo Pereira entre outros convidados e mais o público que também poderá participar do ato.

Chopp

Na avenida Guararapes,
o Recife vai marchando.
O bairro de Santo Antonio,
tanto se foi transformando
que, agora, às cinco da tarde,
mais se assemelha a um festim,
nas mesas do Bar Savoy,
o refrão tem sido assim:
São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados.

Ah, mas se a gente pudesse
fazer o que tem vontade:
espiar o banho de uma,
a outra amar pela metade
e daquela que é mais linda
quebrar a rija vaidade.
Mas como a gente não pode
fazer o que tem vontade,
o jeito é mudar a vida
num diabólico festim.
Por isso no Bar Savoy,
o refrão é sempre assim:
São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados

Carlos Pena Filho - (1929-1960)

Poesia para a Estratosfera – XX Festival de Inverno de Garanhuns – 2010.

Performance de Daniel Santiago e Grupo Totem em homenagem a Carlos Pena Filho.

Dia 17 de julho às 16:00 na Praça Guadalajara.